Pecado de “fugir a conversas difíceis” / virtude das “abraçar conversas difíceis”

Atualizado: Mai 26


Das conversas difíceis, alguns de nós tentam fugir. Como se a positividade balofa de as esconder, erradicasse por completo a necessidade da sua existência. Não há vida sem momentos difíceis. E no mundo dos seres cuja habilidade de tagarelar, os diferencia dos demais seres, então, as tagarelices difíceis, tornam-se parte integrante da jornada de desenvolvimento tanto individual como do coletivo.


Hoje quero focar-me nas conversas que tenho comigo enquanto cuidador de mim que ainda não precisa de um outro. Hoje quero focar-me em conversas difíceis que posso ter agora comigo, enquanto numa vida independente e almejando para que assim continue. Em conversas que conversadas agora comigo, poderão aliviar o peso de conversas difíceis futuras, na eventualidade da ocorrência da dependência.


Algures no nosso tempo de vida, se este for longevo, iremos experimentar na pele (ou porque acontece em nós ou noutros) perdas marcadas de uma ou mais competências. Perdas que vão requerer câmbios no estilo de vida.


Quantas vezes já não escutamos algumas pessoas mais velhas ficarem magoadas porque os filhos se sentem inseguros quando elas desempenham algumas atividades ou tomam decisões para as quais eles percebem os pais na exposição a um risco maior?

Há adultos mais velhos que percebendo dificuldades no desempenho de uma ou outra tarefa, dificuldade que não viviam no passado, pedem ajuda. Mas os quantos que associam que pedir ajuda é a demonstração de incompetência e declínio? E quem é que gosta de se pensar como incapaz ou em debilidade?


Pois é…planear o envelhecimento, o nosso e o dos outros, é tagarelar sobre o que é difícil antes da tagarelice ter de se transformar em imposição abrupta, despreparada, desumana. A positividade autêntica, abraça estas conversas antes do anoitecer.


Qualquer cuidador, faz esta viagem de amadurecimento profundo, tornando as conversas difíceis em conversas difíceis bem mais fáceis de gerir!


  • Facebook
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
  • YouTube